O desafio de implementar o Novo Ensino Médio nas escolas públicas brasileiras passa pela própria história da Educação no Brasil desde o ensino básico e ensino fundamental até as formas e modos de ensino médio, de como, quando e com qual intenção a população comum trabalhadora foi inserida no referido universo. Desse modo, a autora contextualizou cronologicamente fatos sócio-históricos e socioculturais referentes à educação no Brasil referindo-se principalmente ao ensino médio usando fontes como Barton e Coley (2011); Saviane (2008); Gonçalves (2005); Carvalho (2008); Menezes (2001); Barbosa (2001); Silva (2010); Medina e Wasserman (2020) Brasil (2013); Brasil (2017); Brasil (2020); Brasil (2021) e Secretaria de Educação do Estado do Ceará (2023). Para comunicar percepções de alunos de escola pública cearense sobre a implementação do Novo Ensino Médio na escola pública e seus desafios, a autora desenhou e desenvolveu um estudo de caso com uma amostra de 210 alunos da 1ª série do Ensino Médio da EEM Mariano Martins, localizada na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Dessa forma, a autora trouxe à tona o protagonismo dos alunos no processo da implementação do novo ensino médio com os desafios e as dificuldades que estes jovens encontram para conseguir prosseguir com os estudos. As respostas foram obtidas a partir de um questionário aplicado a uma amostra de 210 alunos com perguntas como: Você tem conhecimento de que o protagonista do Novo Ensino Médio é o aluno, ou seja, você? Você tem conhecimento de que o Novo Ensino Médio dá aos alunos mais oportunidades de engajamento nas decisões relacionadas às suas trilhas de aprendizado? Você sabe o que significa “itinerários formativos”? As respostas evidenciaram uma familiaridade dos alunos com o tema do Novo Ensino Médio, pois, praticamente todas as respostas, em cada uma das dez perguntas, o “sim” despontou na escolha dos alunos, com uma média aproximada de 80% da mostra. Na presente pesquisa os alunos demonstraram ser capazes de reconhecer pilares fundantes dessa nova proposta etapa de ensino, tais como o protagonismo juvenil, 89%, a intervenção sociocultural, 66,19%, mas também estão cientes quanto às mudanças no ENEM,70%. Nos posicionamentos sobre os impactos advindos das mudanças com o novo ensino médio, os alunos deram maior ênfase aos desafios enfrentados pelos professores, 95,23%, em detrimento a eles próprios, 89,52%, com persistência em relação a esses atores da escola pública, 89,04%. Finalmente, partindo de um total de 210 alunos, mesmo 200 alunos tendo reconhecido que a escola vem orientando sobre as mudanças, 203, praticamente 100%, confirmaram a demanda deles por formação técnica sobre itinerários formativos.

Palavras-chave: Educação, Novo Ensino Médio, Protagonismo, Itinerários formativos, SEDUC.