A escola, família, sociedade em geral e o poder público são responsáveis pela formação educacional da criança e do adolescente. No entanto, a evasão escolar constitui uma realidade que nega essa formação. Deixar de frequentar a aula e abandonar a escola durante o ano letivo caracteriza uma evasão escolar. O problema da evasão é um dos grandes desafios na Educação. A frequência desse problema na Escola Pública é alta, levando a sociedade a vários questionamentos acerca dos “porquês” dos altos índices de desistência e abandono escolar. Que fatores levaram o aluno a evadir-se da escola? Que estratégias, projetos, ações do poder público estão sendo desenvolvidas e aplicadas para minimizar as altas taxas de evasão? Para responder a essas perguntas, o presente trabalho de pesquisa fez uso de dados estatísticos de evasão na Escola Dona Hilza Diogo Oliveira, uma escola pública localizada na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil, com o objetivo de analisar as taxas de evasão no período de 2009 a 2014. Para isso foi aplicado um questionário a uma amostra aleatória de N=20 alunos que se evadiram do Ensino Médio, turno noturno. Também foram analisadas 3 narrativas de 3 alunos obtidas aleatoriamente dessa amostra. A subjetivação das narrativas evidenciou fatores desencadeadores da evasão. Uma análise da eficiência e sucesso da ferramenta “Projeto Diretor de Ensino” (PDT) no enfrentamento da evasão escolar nos de 2010 a 2014 nesse estudo de caso foi realizada. O ano de 2009 foi usado com controle, já que ainda não existia na escola o PDT. Concluiu-se que a “situação econômica familiar” foi o fator de maior relevância que exprimiu os altos índices de evasão no ano letivo de 2009. O “Projeto Diretor de Turma” foi considerado eficiente e resultou em sucesso já que os índices de evasão caíram significativamente a partir do ano de 2010, marco da implementação do PDT na escola.
Palavras chaves: Educação. Escola pública. Evasão Escolar. Projeto Diretor de Turma.