VOL 01 – Nº 07
O presente artigo tem por finalidade comunicar a situação da evasão escolar no contexto da sala de 9º ano da Escola Estadual Cláudio Martins, localizada na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Conceituar e definir evasão escolar ao longo da história da escola pública, como também reconhecer os indicadores, tanto de repetência como de evasão de alunos do Ensino Fundamental; refletir sobre a condição do aluno que evade da escola na aula de História, buscando compreender os motivos que justificam a infrequência do aluno no cotidiano escolar e discutir sobre informações dos segmentos escolares a respeito da evasão escolar coletadas em uma pesquisa de campo sobre os efeitos do abandono às aulas pelos alunos nessa referida escola são os objetivos específicos delineados. O problema cerne é saber como o aluno abandona a sala de aula no nível final de ensino fundamental já que ele tem à frente o seu ingresso no ensino médio. A hipótese é a de que o aluno que não encontra na escola o espaço adequado para sua permanência na sala de aula por questões didático-metodológicas, podendo ser a evasão escolar o único caminho que ele toma para expressar sua desmotivação e falta de interesse em cumprir as etapas escolares. Analisando a escola objeto da pesquisa como uma necessidade fundamental ao desenvolvimento psicossocial do aluno em todo contexto histórico, nota-se que essa instituição atuou de maneira diversificada, formando profissionais e individualizando pessoas através de currículos diversos ou da falta destes. Para discutir esse problema de uma forma mais específica, foi realizada uma pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário para 25 alunos e 03 coordenadores pedagógicos. Considera-se, segundo a pesquisa realizada, que a evasão escolar ocorre: pelo fato do aluno ser reprovado em uma série; a falta de preparo anterior para compreender o material apresentado em cada ano, sugerindo quantidade maior de docentes, e que estes docentes tenham melhores qualificações, visando melhorar o currículo acadêmico; e o interesse dos alunos, não apenas a compreensão do material, mas também a importância do mesmo para o futuro.
Palavras-chave: Evasão Escolar, Ensino Fundamental, História, Escola Pública.