VOL 01 – Nº 08

Diante da potencialização da média geral do ENEM a partir da nota de Redação, o presente estudo desenvolveu uma reflexão sobre a influência positiva da aplicação de técnicas inovadoras na E.E.M. Nazaré Guerra, Itatira, Ceará, Brasil, voltadas para a aprendizagem desse gênero textual, o qual é regido por competências que envolvem: correção gramatical, estruturação, coesão e coerência, argumentação, repertório sociocultural e proposta de intervenção. Nesse sentido, foi implantada a didática de fragmentação do texto, e o uso de esquemas previamente estruturados que promoveu o domínio da habilidade linguística de escrita. Para tanto, foi realizado estudo sistemático de metodologias diversas, com o fim de facilitar o aprendizado e tornar o aluno apto a desenvolver textos nos moldes ENEM, que atendessem aos exigentes padrões do referido exame, permitindo sua ascensão social por meio dos estudos. Tal ideal de equidade foi inspirado na escritora afro-brasileira, Conceição Evaristo, que afirma ser dever da escola “promover uma educação crítica, de cidadania ativa, igualitária e antirracista, proporcionando para todos a igualdade de direitos”. Assim, diante de tal responsabilidade social, a implantação do projeto foi fundamentada na “Metodologia da Mediação dialética”. Logo, objetivou-se validar a sistematização do ensino de redação que promove a formação proficiente de produtores textuais.
Palavras-chave: Mediação Dialética. Esquemas. Competências (ENEM).