O presente estudo sobre uma História da educação analisa a questão da Instrução pública e educação que embora tenha sua distinção é comum o uso do termo como sinônimos ao longo da História do Brasil a começar com o contexto da Revolução Vintista em Portugal e com suas influências no Brasil. O objetivo é analisar a relação entre o ideário iluminista rousseauniano e do Vintismo de Felipe Patroni, identificando a relação entre a instrução pública e a educação entre o teórico Rousseau e Patroni. Para isso, fez-se uso de material teórico, revisão bibliográfica, além da utilização de documentação histórica. Conclui-se que o caminho desenvolvido aqui mostra que a leitura da obra Emílio ou Da educação de Rousseau e da obra Ensaio de Instrucção (sic) Pública, de Patroni deve ser explorada em cursos de formação pedagógica a fim de atingir a compreensão dessa diversidade de gêneros literários como tratado, texto filosófico e pedagógico. Portanto, é um trabalho denso que, segundo os criadores, une as formas de desenvolvimento do indivíduo desde a primeira infância.
Palavras-chave: História da educação. Instrução pública. Educação. Vintismo. Iluminista.
EDUCAÇÃO E INSTRUÇÃO PÚBLICA NAS OBRAS DE GARRETT, PATRONI E ROUSSEAU NO CONTEXTO ILUMINISTA