Luciana Monteiro Barbosa Vitorino1

RESUMO

Esta pesquisa de dissertação evidencia algumas reflexões que emergem no campo do coordenador pedagógico como articulador do processo ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental na Escola Municipal Professor Manuel Eduardo Pinheiro Campos, na cidade de Fortaleza-Ce. Esta pesquisa visa abrir uma discussão acerca da função do coordenador no âmbito escolar, tendo como foco as atividades desse profissional que se caracteriza como um dos campos da Pedagogia, objetivando, portanto, compreender a real função e atuação desse educador no exercício de seu trabalho junto aos profissionais da gestão, docentes, estudantes e famílias, e através de sua atuação vai desconstruindo sua identidade profissional. Vale ressaltar que, assim como outros profissionais que atuam no ambiente escolar, a coordenação pedagógica não desempenha um papel uno dentro de uma instituição educacional e, assim sendo, uma de suas principais atribuições é, sem sombra de dúvidas, tornar-se um defensor das diretrizes estabelecidas de forma democrática por todos que fazem parte da comunidade escolar, inclusive as sugestões para a concretização das diretrizes, devem ser elaboradas de forma participativa. Em outras palavras, é esse profissional quem garante que o documento normativo mais importante da escola, que é o Projeto Político-Pedagógico (PPP), seja posto em prática nas vivências escolares. Assim como outras diretrizes internas onde aqui se inclui o regimento escolar, o calendário letivo e os componentes curriculares, transcorrem de forma prática, objetiva e eficaz.

Palavras-Chave: Articulador – Estratégicas –  Escolarização.

COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR MANUEL EDUARDO PINHEIRO CAMPOS