Elisabeth Alves Queiroz1
RESUMO
No ensino de Matemática, mais especificamente no ensino da Geometria, tem-se observado lacunas no processo do ensino e aprendizagem, já que os conceitos são bastante complexos. Nesse sentido, a modelagem matemática apresenta-se como uma inteligente estratégia alternativa de ensino, pois, consiste em uma ferramenta cujo intuito é tornar estes conceitos matemáticos mais concretos. Dessa forma, o presente artigo traz uma robusta discussão sobre a importância do uso de metodologias alternativas para subsidiar um melhor meio de desenvolver conceitos geométricos na educação matemática. Para isso, uma revisão e análise teórica; exploração de estratégias eficazes e uma avaliação do impacto da implementação de materiais manipuláveis no contexto desta aprendizagem foram realizadas. A pesquisa teve como objetivo central investigar como a integração de materiais manipuláveis contribui para o desenvolvimento de conceitos geométricos na educação matemática. Para tecer discussões nesse sentido foram coletados dados provenientes de observações de sala de aula e entrevistas com professores no contexto de análises de materiais didáticos. Considera-se que o presente estudo foi bastante produtivo já que comunica acerca das opiniões e percepções de uma amostra de professores sobre a referida prática educacional, derivando destas algumas boas propostas que podem colaborar com significativas mudanças na experiência de aprendizagem matemática.
Palavras-chave: Matemática; Materiais Manipuláveis; Ensino; Aprendizagem
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1 Doutora em Ciências da Educação pela UNADES/PY