RESUMO

Este estudo procurou apresentar a temática “RECURSOS DIDÁTICOS APLICADOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS”. O uso de materiais manipulativos e jogos educativos tendem a auxiliar os alunos no entendimento de matérias mais complicadas, como a matemática, já que utilizam o conceito do lúdico para a aprendizagem. O objetivo geral foi verificar se as aulas práticas aplicadas através de oficinas de matemática, aulas práticas com materiais manipulativos como o ábaco, material dourado e jogos de raciocínio estão realmente sendo eficazes na construção do saber matemático. A metodologia utilizada foi o estudo de caso onde o pesquisador aplicou diversos exercícios e atividades com os alunos antes de utilizar os materiais, recolhendo suas respostas e fazendo a mesma coisa após o uso do material, além de buscar em bancos de dados confiáveis materiais já publicados sobre a temática a fim de elaborar a parte teórica desta dissertação. Com isso, este estudo conclui-se afirmando que a utilização desses materiais é muito importante para as aulas, já que promovem a facilidade de aprendizado.

Palavras-chave: Jogos Didáticos. Matemática. Materiais Manipulativos. Operações Básicas.

RECURSOS DIDÁTICOS APLICADOS AO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS