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- EVASÃO ESCOLAR EM TURMAS DE FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ITATIRA
- A PRÁTICA COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PERCEPEÇÕES E OPINIÕES DE PROFESSORES A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA EM UMA OFICINA EXPERIMENTAL
- UM DIÁLOGO LÚDICO ENTRE A BIOLOGIA E A HISTÓRIA: APRESENTAÇÃO DE UM JOGO ANALÓGICO QUE CONTEMPLA A DINÂMICA DA HERANÇA DA HEMOFILIA NA FAMÍLIA DA RAINHA VITÓRIA
EVASÃO ESCOLAR EM TURMAS DE FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ITATIRA
Paula Roberta de Sousa1
RESUMO
A evasão escolar no Ensino Fundamental é um problema social e educacional significativo, com implicações de longo alcance tanto para os indivíduos quanto para a sociedade. Esse fenômeno refere-se ao abandono da escola antes da conclusão do ciclo educacional, e suas causas são multifatoriais, envolvendo aspectos econômicos, sociais, familiares e institucionais. Entre as principais causas da evasão, destacam-se as condições socioeconômicas desfavoráveis, como a pobreza e a necessidade de trabalho infantil, que forçam muitas crianças a priorizar a sobrevivência da família em detrimento da educação. Além disso, dificuldades de aprendizagem não identificadas ou tratadas adequadamente, aliadas à falta de recursos escolares, como materiais didáticos e infraestrutura adequada, também contribuem para o desinteresse e abandono escolar. O contexto familiar é outro fator crucial: a ausência de incentivo ou suporte emocional e a baixa escolaridade dos pais podem desencorajar as crianças a permanecerem na escola. No ambiente escolar, práticas pedagógicas inadequadas, falta de engajamento por parte dos professores e situações de bullying ou discriminação também são fatores que desmotivam os estudantes. Em áreas rurais ou periféricas, a distância entre a residência e a escola, bem como a ausência de transporte público acessível, agrava o problema. As consequências da evasão escolar são graves e incluem dificuldades de inserção no mercado de trabalho, perpetuação do ciclo de pobreza, aumento da vulnerabilidade social e exclusão. Para a sociedade, o impacto se reflete em menores níveis de desenvolvimento humano, aumento da criminalidade e maior desigualdade. O combate à evasão escolar exige um esforço integrado entre escola, família e governo. Medidas eficazes incluem programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, que condicionam o benefício à frequência escolar, políticas de inclusão e suporte pedagógico para alunos com dificuldades, formação continuada de professores e campanhas de conscientização sobre a importância da educação. Além disso, investimentos em infraestrutura e transporte escolar são cruciais, especialmente em áreas rurais e periféricas. Portanto, enfrentar a evasão escolar no Ensino Fundamental é um desafio complexo que demanda estratégias intersetoriais e o compromisso coletivo para garantir o direito à educação e, consequentemente, um futuro mais justo e igualitário.
Palavras-Chave: Bullying. Ensino Fundamental. Evasão Escolar.
EVASÃO ESCOLAR EM TURMAS DE FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ITATIRA
A PRÁTICA COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PERCEPEÇÕES E OPINIÕES DE PROFESSORES A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA EM UMA OFICINA EXPERIMENTAL
Elisabeth Alves Queiroz1
RESUMO
No ensino de Matemática, mais especificamente no ensino da Geometria, tem-se observado lacunas no processo do ensino e aprendizagem, já que os conceitos são bastante complexos. Nesse sentido, a modelagem matemática apresenta-se como uma inteligente estratégia alternativa de ensino, pois, consiste em uma ferramenta cujo intuito é tornar estes conceitos matemáticos mais concretos. Dessa forma, o presente artigo traz uma robusta discussão sobre a importância do uso de metodologias alternativas para subsidiar um melhor meio de desenvolver conceitos geométricos na educação matemática. Para isso, uma revisão e análise teórica; exploração de estratégias eficazes e uma avaliação do impacto da implementação de materiais manipuláveis no contexto desta aprendizagem foram realizadas. A pesquisa teve como objetivo central investigar como a integração de materiais manipuláveis contribui para o desenvolvimento de conceitos geométricos na educação matemática. Para tecer discussões nesse sentido foram coletados dados provenientes de observações de sala de aula e entrevistas com professores no contexto de análises de materiais didáticos. Considera-se que o presente estudo foi bastante produtivo já que comunica acerca das opiniões e percepções de uma amostra de professores sobre a referida prática educacional, derivando destas algumas boas propostas que podem colaborar com significativas mudanças na experiência de aprendizagem matemática.
Palavras-chave: Matemática; Materiais Manipuláveis; Ensino; Aprendizagem
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1 Doutora em Ciências da Educação pela UNADES/PY
A EXPERIÊNCIA PRÁTICA COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA MELHORAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS (1)
UM DIÁLOGO LÚDICO ENTRE A BIOLOGIA E A HISTÓRIA: APRESENTAÇÃO DE UM JOGO ANALÓGICO QUE CONTEMPLA A DINÂMICA DA HERANÇA DA HEMOFILIA NA FAMÍLIA DA RAINHA VITÓRIA
As metodologias ativas de ensino têm ganhado destaque por promoverem um aprendizado mais engajado e participativo. A aprendizagem colaborativa, onde os alunos trabalham em grupos para resolver problemas, também é uma abordagem valiosa no ensino, principalmente quando promove diálogos interdisciplinares. O ensino por meios didático-práticos pode promover diálogos entre as ciências exatas, ciências da natureza e as humanas, como é o caso da interdisciplinaridade entre o ensino da Biologia e ensino de História como comunicamos nesse espaço. Tal diálogo é possível, mas, tem dependência de muitos fatores associados ao ensino como, determinação de cumprimento dos conteúdos curriculares; o designer do projeto pedagógico da escola; tempo de aula; reuniões pedagógicas; planejamentos e outros. Se faz necessário então, que os professores tenham interesse na promoção desses diálogos para que essa interdisciplinaridade aconteça. Nesse sentido há necessidade de planejamento, bastante trabalho pedagógico e tempo disponibilizado para essa tarefa educacional. No presente artigo comunicamos um método didático que consiste na criação de um jogo analógico que promove um interessante diálogo entre o ensino da Biologia e o ensino de História no contexto da herança da Hemofilia, usando como objeto didático a família da Rainha Vitória. Considera-se que o jogo didático apresentado está alinhado com as considerações feitas pela CNN do Brasil (2023), onde o uso de jogos didáticos na educação constitui uma atividade e processo educacional que promove a melhoria do ensino e aprendizagem. Considera-se que o jogo “A marca da Rainha” pode subsidiar por meio de um diálogo interdisciplinar entre a Biologia e a História, um melhor aprendizado da dinâmica da herança da hemofilia por contextualizar historicamente esse conhecimento.
Palavras-chave: Jogo analógico. Aprendizagem. Hemofilia. Rainha Vitória. Interdisciplinaridade.
UM DIÁLOGO DIDÁTICO ENTRE A BIOLOGIA E A HISTÓRIA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS